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Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná
O estado do Paraná definiu através de estudos com os educadores da rede de ensino Diretrizes Curriculares para a disciplina de Biologia, contendo Conteúdos Estruturantes que norteiam os conteúdos específicos da disciplina.
* Organização dos Seres Vivos;
* Mecanismos Biológicos;
* Biodiversidade;
* Manipulação Genética;
Conteúdos estruturantes são os saberes, conhecimentos de grande amplitude, que identificam e organizam os campos de estudo de uma disciplina escolar, considerados fundamentais para as abordagens pedagógicas dos conteúdos específicos e consequente compreensão de seu objeto de estudo e ensino.
Para o ensino da disciplina de Biologia, constituída como conhecimento, os conteúdos estruturantes propostos evidenciam de que modo a ciência biológica tem influenciado a construção e a apropriação de uma concepção de mundo em suas implicações sociais, políticas, econômicas, culturais e ambientais. Eles estão relacionados à sua historicidade para que se perceba a não-neutralidade da construção do pensamento científico e o caráter transitório do conhecimento elaborado.
Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/diretrizes_2009/biologia.pdf
Pesquisado em: 07/11/2012
Por Ariane Rodrigues Sabino
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